quarta-feira, 4 de maio de 2011

Carta Aberta da Vereadora Julieta Reis

Tendo em vista a importância do assunto e considerando que parte das propostas atingem a cultura do Estado do Paraná com um todo, reproduzimos em nosso Blog  Carta Aberta da Vereadora da capital paranaense, Julieta Reis, distribuída em formato eletrônico na manhã deste dia 4 de maio.

É Cultura - Estou presente

Por ocasião da campanha do então Governador do Estado do Paraná, Beto Richa, fui convidada, assim como a grande maioria da classe artística, para uma audiência Pública, em que se iria discutir os principais pontos nevrálgicos, no sentido do resgate e avanços das políticas culturais do Estado.
Pelo meu vinculo estreito com a cultura Paranaense, quer através do meu pai, que além dos laços familiares, também, compartilhava dos mesmos ideais visionários do mais importante Governador de Estado que colocou não só o Paraná, como o Brasil no roteiro mundial da cultura, Ney Braga.
Por essas razões e também pela minha própria postura no Legislativo Municipal, é que em contato com vários artistas, atores, bonequeiros, bailarinos, músicos, artistas plásticos e populares; elaborei um rol de sugestões: “Não pode ficar fora do Plano de Governo!” e entreguei ao então organizador do debate, e hoje Secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana, no dia 06 de agosto de 2010 no Solar do Rosário.(ver documento abaixo)
Não podemos perder aquilo que já conquistamos. A competente Mônica Rischbieter, cresceu vivenciando todas estas conquistas, creio que essas experiências, impulsionam seu espirito empreendedor de produtora para por em pé este Monumento conhecido no mundo: O teatro Guaíra.
O Festival Espetacular de Teatro de Bonecos, é uma das minhas reivindicações naquela época, e que hoje me regozijo com toda a classe e com todos aqueles que aplaudem e admiram esta arte milenar de representação, que neste início de maio veio com uma boa nova, a Copel, pela Lei Rouanet patrocinará o retorno do evento.
Outra reivindicação que já está em andamento através da Secretaria competente, é a criação da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Essas ferramentas servem para incentivar os produtos culturais produzidos pela população artística, porém, essas ferramentas não isentam o Estado de sua função de fomentador cultural, por isso creio que não podemos perder esse grande momento de revitalização cultural encabeçado pela Secretaria de Cultura, Centro Cultural Teatro Guaíra e TV Educativa que por muitos anos foi o carro chefe de grandes obras de cunho artístico que só o Estado tem poder de fazê-lo.
O Paraná tem por várias razões uma vocação para o culto as artes, quer por sua colonização, quer por sua política econômica. O nosso Estado é um celeiro de talentos, e não há há outra ou nenhuma razão para não usar essa mão de obra local, deixando que esses valiosos talentos venham procurar outras paragens que os valorizem.
Queremos um Estado que ande para frente sem deixar de lado aquilo que já conquistamos.

Parabéns Curitiba,
Parabéns Paraná!
Julieta Reis
Vereadora de Curitiba
E-mail: jreis@cmc.pr.gov.br / Site: www.julietareis.com.br
Orkut: VEREADORA JULIETA REIS – Twitter: JULIETAREIS
Ano 2011

Sugestões para reunião dia 06/08/10

NÃO PODE FICAR FORA DO PLANO DE GOVERNO

1. Centro Cultural Teatro Guaira; Políticas que contemplem uma organização administrativa e artística dos corpos estáveis que propiciem sua funcionalidade com abrangência nacional e internacional:
- Ballet Teatro Guaira;
o Orquestra Sinfônica do Paraná;
2. A reativação do Teatro de Comédia do Paraná, com produções oficiais contemplando o universo estadual de técnicos e artistas, bem como o Coral da Orquestra Sinfônica do Paraná e as produções oficiais de ópera.
3. O resgate do Festival Espetacular Internacional de Teatro de Bonecos.
4. Criação do Museu de Arte Popular;
5. Criação do Conselho Estadual de Cultura;
6. Criação da Lei Estadual de Incentivo à Cultura;
7. Maior apoio e divulgação do Salão Paranaense de Artes Plásticas;

Enfim, vontade política para com a cultura, condições financeiras para sua implementação, gestores à altura, com boas idéias e prestígio se fazem necessário.
Atenciosamente,

Vereadora Julieta Reis


Nenhum comentário: