sexta-feira, 11 de abril de 2014

Exposição 'A forma inicial do traço' abre nesta sexta na Casa da Cultura



Mostra do artista plástico João Carneiro pode ser visitada até o dia 16 maio

A partir desta sexta-feira (11) o público pode visitar a exposição 'A forma inicial do traço', do artista plástico João Carneiro, na Casa da Cultura Emilia Erichsen. A mostra, que conta com 34 telas e 40 desenhos, pode ser visitada até o dia 16 de maio. 
O artista explica que o material que compõe a exposição surgiu da busca pela sua forma inicial do traço, a partir de seu passado. “Minha mãe sempre contava que durante a gravidez ela desenhou muito. Costumava fazer isso em papéis de embrulho de mercadorias vindas do armazém. Ela desenhava árvores, casas, pessoas. Depois que eu nasci ela não sentiu mais o desejo de desenhar. Um dia, na década de 90, em meu estúdio, lembrando do relato da minha mãe comecei a pensar no meu desenho. Peguei diversos tipos de canetas, lápis e giz e, desenhando em papéis de embrulho de gráfica comecei a busca pela forma inicial do meu traço. Até que passei a compreender a forma inicial do traço no meu desenho e na minha pintura”, explica Carneiro, sobre o tema central de sua exposição. 
Ele aponta que para um artista, descobrir a forma inicial do seu traço é fundamental. “Tudo que a gente faz tem a forma inicial do traço, que representa a característica própria de cada artista em todos os trabalhos que desenvolve. É o que dá característica única ao nosso trabalho”, aponta. 

VÁRIAS EXPOSIÇÕES 
João Carneiro é natural de Ponta Grossa, porém mora em Curitiba há muitos anos. Mas, ele conta que tem um carinho todo especial por Castro. “Já perdi a conta que quantas vezes trouxe exposições a Castro. A cidade tem uma importância muito grande para mim porque lá atrás, em 1977, quando morava em Ponta Grossa, eu costumava vir a Castro fazer as pinturas ao ar livre, principalmente das casas com arquitetura histórica. Fiquei apaixonado pela arquitetura da cidade e fiz amizade com muitos artistas locais. Então, comecei a expor o trabalho aqui e, sempre que posso, volto para cá”, destaca. 
A exposição 'A forma inicial do traço' pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h30 e das 13 às 17h30. 

Nenhum comentário: