terça-feira, 28 de abril de 2015

Teatro em Tibagi para comemorar o Dia da Dança

Teatro Municipal Tia Inália recebe evento para comemorar o Dia da Dança


Em comemoração ao Dia Mundial da Dança, celebrado no dia 29 de abril, o Departamento de Cultura promove nesta quarta-feira o encerramento das atividades do mês com o evento "Abril em Dança” com apresentações do Conservatório Municipal de Tibagi e grupos convidados. O evento acontece às 20 horas, no Teatro Municipal Tia Inália.
Dentre as coreografias, será apresentado pela primeira vez em Tibagi o trabalho afro "Raiz” que foi selecionado para a final da Mostra Paranaense de Dança, no mês de junho no Teatro Guairá, em Curitiba. O município participou da seletiva da Mostra, no último sábado (25), em no Cine Teatro Ópera, em Ponta Grossa.
Atualmente, as oficinas de dança, balé e jazz, atendem cerca de 300 alunos na sede e nos distritos de Amparo e Caetano Mendes sob a responsabilidade dos professores Ana Karina da Cruz e Guilherme Tupich.
Também completa a programação o grupo de Hip hop e o grupo de dança africana, Kamimambo.

A data
O Dia Internacional da Dança ou Dia Mundial da Dança comemorado no dia 29 de abril, foi instituído pelo Comitê Internacional da Dança da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) no ano de 1982. Cada vez mais, artistas e profissionais da área reconhecem que é importante celebrar a data para, inclusive, dar maior visibilidade à dança, lembrar-se de sua importância e de suas demandas.
Ao criar o Dia Internacional da Dança a UNESCO escolheu o 29 de abril por ser a data de nascimento do mestre francês Jean-Goerges Noverre (1727-1810). Ele ultrapassou os princípios gerais que norteavam a dança do seu tempo para enfrentar problemas relativos à execução da obra. Sua proposta era atribuir expressividade a dança por meio da pantomina, a simplificação na execução dos passos e a sutileza nos movimentos. Noverre se destaca na história por ter escrito um conjunto de cartas sobre o balé de sua época, "Letters sur la Danse”.
Por coincidência, entre os brasileiros a data também pode estar associada ao aniversário de uma personalidade de indiscutível importância: Marika Gidali, a bailarina que, com Décio Otero, fundou o Ballet Stagium em 1971 em São Paulo, para inaugurar no Brasil uma nova maneira de se fazer e apreciar dança.
O Dia Internacional da Dança é importante como mais um espaço de mobilização em torno deste assunto. Alguns dos objetivos desta comemoração são de aumentar a atenção pela importância da dança entre o público geral, assim como incentivar governos de todo o mundo para fornecerem melhores políticas públicas voltadas à dança.

Nenhum comentário: