sexta-feira, 11 de abril de 2014

Regional 2 de Cultura discute implantação do Sistema Nacional de Cultura



Encontro também tratou sobre realização de Conferências Municipais 


Nesta semana Castro sediou reunião da Regional 2 de Cultura - Regional Associação dos Municípios da Região dos Campos Gerais (AMCG). A reunião aconteceu na terça-feira (8), na Casa da Praça e contou com representantes de Cultura de Castro, Carambeí, Imbaú, Jaguariaíva, Piraí do Sul, Porto Amazonas, Reserva, São João do Triunfo, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania, além das representantes da Assessoria de Turismo e Cultura da AMCG. 
A diretoria municipal de Cultura de Castro, Gisele Coradassi, explica que a pauta principal do encontro foi o processo de instituição da cultura nos municípios, segundo o Sistema Nacional de Cultura (SNC), além de orientações sobre realização de Conferência Municipal de Cultura, a Lei de criação do Conselho Municipal de Cultura, Plano Municipal de Cultura e Fundo Municipal de Cultura. “Castro está avançando neste processo e pretende na Conferência Municipal de Cultura instituir o Conselho Municipal de Cultura”, aponta. Também participou do encontro a diretora do Museu do Tropeiro, Amelia Podolan Flugel. 
Durante a reunião, o presidente da Regional 2 de Cultura, Luiz Alberto da Silva, ressaltou a importância dos municípios em possuírem o Sistema Municipal de Cultura e comentou que a Regional 2 está com os trabalhos bastante avançados perante as demais regionais.
O SNC é um modelo de gestão que visa ao fortalecimento institucional das políticas culturais no Brasil. À semelhança de outros sistemas de políticas públicas (como o SUS e o SUAS) o SNC é uma articulação entre o Estado e a Sociedade, que visa dar organicidade, racionalidade e estabilidade às políticas públicas de cultura Ministério da Cultura. A adesão dos Estados e Municípios ao Sistema Nacional de Cultura se dá por meio da assinatura, com a União. Ao assinar o Acordo, o Município se compromete a criar o Sistema Municipal de Cultura, por meio de lei própria. 
A reunião da Regional 2 é bimestral. O próximo encontro será em Piraí do Sul. 

REGIONAIS DE CULTURA 
A Regional 2 de Cultura compreende 18 municípios das regiões dos Campos Gerais. As Regionais de Culturas estão organizadas com base no agrupamento das microrregiõres de municípios da Associação de Municípios do Paraná. 
Ao optar por esta forma de organização, a Secretaria de Cultura do Estado do Paraná estará deliberadamente, no cumprimento de suas finalidades estatutárias, promovendo, estimulando e orientando a difusão e a manifestação de atividades culturais através dos agentes culturais, em consonância com os agentes políticos das diversas regiões do povo paranaense. 
A consequência direta e mais imediata deste modelo de organização, segundo a Secretaria de Estado da Cultura, é a aproximação dos dirigentes de cultura aos dirigentes municipais, potencializando atribuir maior visibilidade às ações culturais e de seus reflexos na comunidade em geral, facilitando assim a implementação das ações. 

Nenhum comentário: