quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Luz, linha, papel de Zaclis Veiga

Exposição “Luz, linha, papel” de Zaclis Veiga.

LOCAL – Galeria Ondas do Yapó – Teatro Bento Mossurunga.
End.: Praça Manoel Ribas, 43
84.165-510 - Centro - Castro - Paraná
Tel.: 42- 3906-2132/ 3906-2270

PERÍODO – de10 de setembro a 27 a 17 de outubro de 2010.

HORÁRIO PARA VISITAÇÃO – de segunda a sexta - das 09h às 11h30
das 13h30 às 17h

A exposição “Luz, linha, papel” da fotógrafa Zaclis Veiga irá ocupar a Galeria Ondas do Yapó de 10 de setembro a 17 de outubro. É composta por 19 fotos e 5 desenhos, além de alguns esboços e papéis recortados, experimentações que demonstram o processo criativo da artista.
Segundo a artista plástica Leila Pugnaloni, os trabalhos de Zaclis revelam sua profunda intimidade com a luz, adquirida pela prática da fotografia – forma de expressão constante da artista. Zaclis fotografou trabalhos feitos com dobraduras em papel, e, a partir do convite feito pela Secretaria Municipal de Esporte e Cultura para mostrar em Castro as fotos e os desenhos feitos no atelier, pesquisou elementos que pudessem remeter à cidade e, assim, escolheu a partitura impressa da valsa “Vem”, de Bento Mossurunga. A partitura adquire, então, a função de suporte para novas experiências.
Segundo Zaclis , “a sonoridade da canção de Mossurunga remete a idéia de vôo” e é por isso que recorta secções em forma de v nos papéis dobrados. Ou seja, da simples proposta do desenho de observação das dobraduras do papel, Zaclis foi além dos contornos das formas. Seu olhar buscou os espaços vazados, registrando em nanquim sobre o branco do papel, a apreensão daquilo que já reside em sua essência: luz, clareza, objetividade.
A artista ainda comenta que a produção resultou em uma série. Fotografar e desenhar um mesmo tema me permitiu explorar, por meio de processos criativos muito diferentes, uma nova linguagem visual: a da fotografia como objeto representativo em si mesma e a do desenho como traço de expressão. Ser estreante nessas questões, para mim que sou uma fotógrafa documentarista, tem sido uma deliciosa aventura.

Zaclis Veiga
Zaclis Veiga é Doutoranda em Ciências da Informação pela Universidade Fernando Pessoa, Portugal. Mestre em Multimeios pela UNICAMP, com pesquisa na área de antropologia visual e etnografia. Especialista em Jornalismo e ensino superior pela Univali, com pesquisa na área de fotojornalismo. Graduou-se em Jornalismo pela UEPG. Atualmente é professora adjunta da Universidade Positivo e membro do Conselho de Coordenação do Curso de Jornalismo. Sócia fundadora e vice-presidente do Instituto Cultural de Jornalistas do Paraná e da Editora Pós- Escrito.

Nenhum comentário: