terça-feira, 30 de agosto de 2011

Galeria Ondas do Yapó recebe exposição “Entre Flores”

Mostra abre na próxima sexta-feira (2)

Obra "Flores e Vida" de Silvia Flores.

A Prefeitura de Castro, através da Secretaria Municipal de Esporte e Cultura, e Galeria Ondas do Yapó abrem na próxima sexta-feira (2), As 19 horas, a exposição individual “Entre Flores”, de Silvia Flores.
A artista estará presente no vernissage, que tem entrada franca e estará disponível para questionamentos e bate-papo.
Segundo o artista plástico e doutor em Comunicação e Semiótica, Fernando Augusto dos Santos Neto, a artista desenvolve pesquisa em aquarela e pintura e vem, passo a passo, construindo uma poética pessoal de grande riqueza plástica. A partir da obra de artistas como Matisse e Beatriz Milhazes ela experimenta materiais convencionais como tintas, telas, papéis, tecidos estampados, e recortes de papeis já desenhados, guiada por um olhar otimista da forma e seus conteúdos. “Folhas, flores e linhas circulares criam movimentos ondulantes, delicados e contidos, onde a vivacidade e a violência das cores puras e em profusão traduzem um universo vivo e belo. Uma boa definição ou um bom exemplo da pintura como uma festa para os olhos”.
Silvia diz que descobriu, investigou e surgiram lembranças, associações, invenções, que revelaram mensagens que se dão visualmente, por meio de pinturas e colagens. Surgem então, trabalhos com tramas e subtramas paralelas ou que se interligam ao longo da composição. Esta experiência resultou num trabalho onde o excesso tem uma relação com a vida, várias vidas, vidas multiplicadas, vidas acontecendo ao mesmo tempo. “Esta relação foi o que motivou o uso das flores como tema central. As flores, suas cores, sua forma orgânica me interessam muito, mesmo sendo um elemento externo a arte e pertencendo a natureza, com a flor dá para falar de uma experiência do fazer, do viver”.

Sobre a artista
Silvia Flores é formada pela Universidade Estadual de Londrina no Curso de Educação Artística – Artes Plásticas (1990 /1994), com Curso de pós graduação em História e Teorias da Arte: Modernidade e Pós-Modernidade (2004), também na UEL. Frequenta o atelier do Artista Plástico Fernando Augusto dos Santos Neto (2004/2011) recebendo orientação em Pintura.
Recentemente participou da Coletiva ‘Entre Desenho e Pintura’ no SESC da Esquina – Curitiba –PR.
Foi premiada no Salão de Artes Plásticas de Jacarezinho/2010. Recebeu Menções Honrosas nos XII Salão de Artes Plásticas de Rondônia -SART – 2008/2009 e XXIV Salão Primaveril – MG – 2009. Realizou a exposição individual no SESC de Pato Branco (2010), entre outros.

A exposição seguirá até o dia 7 de novembro e o horário é de visitação será de segunda à sexta-feira das 8 às 11h30 e das 13 às 17h30.

Serviço:
Galeria Ondas do Yapó – Mezanino do Teatro Bento Mossorunga.
Praça Manoel Ribas, 43, Centro- Castro- Paraná.
Telefone: (42) 3906- 2132.

Nenhum comentário: