quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

André Cypriano expõe AFRO-COLOMBIANOS na Galeria Portfolio

Fotógrafo busca chamar atenção para o racismo por meio de imagens que ficarão em exposição até 10 de março. A entrada é franca.
Foto de André Cypriano que faz parte da mostra que estará em Curitiba a partir deste dia 4/2.

Dia 4 de fevereiro, a partir das 19h30, será aberta ao público curitibano a exposição AFRO-COLOMBIANOS, do fotógrafo documentarista André Cypriano. As pessoas retratadas nesta mostra são de diversas regiões do país latino, principalmente sul e centro oeste, incluindo as ilhas do Caribe Providência e Saint Andrés, e as cidades de Bogotá e Cartagena. Segundo o fotógrafo, Afro-Colombianos busca abrir um interesse sobre os quilombolas Sul Americanos.
Em parte, isto porque as similaridades e diferenças nas tradições e costumes entre os afro-brasileiros e afro-colombianos são inúmeras. Estima-se que 10% da população da Colômbia sejam de tal descendência, número que chega a mais de 4,5 milhões de pessoas.
Pouquíssima atenção tem sido dada para esta população. O fator racismo, ainda imenso naquele país, pede por uma mobilização especial. Ainda há em Bogotá bares e restaurantes proibindo a entrada de negros, mesmo que estejam vestidos de terno e gravata”, afirma André.
Os palenques (como lá são chamados os quilombos) têm como principais fontes de renda a pesca e o extrato artesanal do ouro. E algumas comunidades encontram-se em áreas consideradas de risco, por conta da presença do grupo revolucionário FARCs.

Sobre o fotógrafo
O interesse de André Cypriano com a cultura afro-descendente começou em 1993, quando o foto-documentarista visitou pela primeira vez a cidade de Salvador, Bahia. Na favela da Rocinha (RJ), Cypriano morou com uma família de afro descendência por 30 dias para documentar o portfólio ROCINHA. Em seguida, desenvolveu os projetos QUILOMBOLAS E CAPOEIRA. Com o passar dos anos, André Cypriano, passou a estudar a tradição cultural e física voltadas as áreas de antropologia e de expressões de misticismo.
Atualmente, André trabalha como fotógrafo freelancer no Brasil e no exterior. Seus trabalhos autorais abordam questões culturais e sociais, e são compostos de imagens que instigam e sensibilizam para mudanças na sociedade. O portfólio AFRO-COLOMBIANOS foi possibilitado por meio de convite e apoio do Ministério da Cultura de Bogotá, assim como da AORI Produções Culturais.

Serviço
Exposição fotográfica AFRO-COLOMBIANOS
Quando: 4 de fevereiro a de março
Onde: Galeria Portfolio. Rua André Folloni, 634, Centro Cívico, Curitiba

Nenhum comentário: