sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Prorrogado período de cadastro de espetáculos no Fringe

Segue até 16 de dezembro o prazo para fazer o cadastro online de peças interessadas em participar do Festival de Teatro de Curitiba 2012

As companhias interessadas em participar do Festival de Teatro de Curitiba, dentro da mostra Fringe, ganharam mais um tempo para fazer o cadastro de suas peças. Foi ampliado o prazo para o registro online das propostas, que segue até 16 de dezembro. O 21.º Festival de Teatro de Curitiba acontece de 27 de março e 08 de abril. Não é necessário enviar o projeto pelo correio, basta entrar no site www.fringe.com.br e preencher o cadastro até às 23h59 do dia 16 de dezembro de 2011.
A participação é aberta à companhias, produtoras, grupos e artistas independentes do Brasil e do exterior. O único pré-requisito é que o espetáculo seja profissional. O Fringe oferece uma boa oportunidade de abrir novas portas aos participantes, pois recebe a crítica especializada, curadores e programadores de todo o Brasil e exterior. 
Podem participar do Fringe grupos de teatro, música, dança e das mais diversas manifestações culturais. Os artistas que se apresentam em espaços de rua recebem auxílio de hospedagem e alimentação para estadia em Curitiba.
Em 2011, nos 13 dias de espetáculos e eventos, o público ultrapassou a casa de 200 mil participantes, 15% a mais em relação a 2010, o que consolida o Festival de Curitiba como um dos maiores eventos culturais do país. 

Sobre o Fringe
O Fringe é formado por espetáculos de diversos gêneros e formatos, inéditos ou não, para adultos ou crianças, em espaços tradicionais, alternativos ou de rua. A participação é livre e depende unicamente de concordar com os termos do Regulamento Oficial do Fringe 2012, disponível no www.fringe.com.br e da disponibilidade dos espaçõs de apresentação. Não há curadoria para a seleção dos espetáculos. O Fringe está presente no Festival de Teatro de Curitiba desde a 7a edição, em 1998. Por ter seus trabalhos expostos à crítica especializada reunida para o evento, muitas companhias, atores e diretores, são contratados para apresentar seus trabalhos em outros locais, mostras e festivais em função da participação no Fringe.

Sobre o Festival de Teatro Curitiba
O Festival de Teatro de Curitiba completa 21 edições em 2012, mas há muito tempo já está consolidado no país como a grande vitrine dos artistas e companhias de teatro do Brasil e do exterior. Mais de 3 mil espetáculos fizeram parte dessa história que transformou Curitiba em uma referência no cenário teatral brasileiro, com seu espaço reservado na agenda cultural do país. Ano a ano o Festival de Teatro de Curitiba promove o encontro de enorme diversidade artística e humana na cidade – ingrediente especial que faz do evento um sucesso. A Edição 1992 do Festival de Teatro de Curitiba trouxe ao Paraná grandes nomes do teatro brasileiro, como Antunes Filho, José Celso Martinez Correia e Gabriel Vilella.
Desde então, Curitiba transforma-se em um imenso palco que já foi visto por um público estimado em 1,8 milhão de pessoas, até a edição passada. Há mais de quatro anos é o carro chefe de uma grande reunião de manifestações culturais, ao lado de outros eventos já consagrados como Risorama, Gastronomix e Guritiba, abrigados sob o grande guarda-chuva do Festival de Curitiba, espaço que mantém o pé firme no teatro, mas reúne também dança, circo, stand-up, improviso, teatro físico, gastronomia.
.

Nenhum comentário: