quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

3 DE MARÇO: abertura simultânea de três exposições na Casa da Praça

Em parceria com a SEEC – Secretaria de Estado da Cultura, a SEC – Secretaria de Esporte e Cultura presenteia o município em seus 308 anos com a exposição fotográfica “Pescadores de Tainha”, de Leonardo Régnier, que recentemente esteve em exposição no Museu Oscar Niemeyer (MON) em Curitiba. A exposição de Régnier faz parte do programa de exposições itinerantes promovido pela SEEC por meio da Coordenação do Sistema Estadual de Museus (Cosem).
Devido à repercussão junto ao público, “Pescadores de Tainha” foi selecionada para itinerar pelo Estado, a começar por Castro. “A ideia é oferecer à população de Castro, durante a comemoração de seus 308 anos, uma exposição relevante como essa, que foi muito visitada no MON”, diz a coordenadora da Cosem, Christine Baptista.
Por meio de fotografias de Leonardo Régnier, a exposição apresenta a pesca de tainha – costume caiçara da comunidade do Farol situada na Ilha do Mel, litoral do Paraná. Durante três anos, Régnier e o cineasta Túlio Viaro, que produziu um documentário sobre o tema, conviveram, fotografaram e filmaram o cotidiano de uma comunidade de ilhéus, o que resultou nesse projeto, com
o vídeo e 12 imagens selecionadas para a mostra em Castro.

Juntamente com “Pescadores de Tainha”, o público confere a abertura de outras duas exposições simultaneamente, com a presença dos artistas participantes: “A Prósito De”, do Grupo Cyan (Cecília Dalcanale, Conceição Rolim, Leila Valebona, Marília Marques Silva, Marise Hauser, Sandra Cielo e Soraya Dabul Tosin) e “Formas e Conteúdo” de Angela Gee.
O vernissage está agendado para 3 de março, sábado, às 16 horas, seguido de coquetel. Entrada Franca.

Nenhum comentário: