quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Exposição reúne obras de arte de pacientes do Hospital Pequeno Príncipe

Sustentabilidade é o foco dos trabalhos produzidos durante oficinas desenvolvidas com crianças e adolescentes internados na instituição

Mais de 80 obras vão compor a exposição “Arte &;Consumo”, que será aberta para visitação no dia 9 de fevereiro, às 19h, no Memorial de Curitiba. São trabalhos manuais produzidos por crianças e adolescentes internados no Hospital Pequeno Príncipe, durante oficinas realizadas ao longo de 2011. A exposição “Arte e Consumo” ficará aberta para visitação até o dia 4 de março. A entrada é franca. O lançamento da exposição vai contar com a participação de crianças e adolescentes autores das obras.
A mostra é o resultado do Projeto Arte e Consumo, viabilizado por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura e patrocinado pelas empresas Cassol, Gonvarri, Eternit, GESTAMP e Arval.

Oficinas
Por meio da linguagem lúdica da arte, foram desenvolvidas cerca de 70 oficinas, durante nove meses contando com a participação de aproximadamente 900 crianças. O objetivo foi incentivar a reflexão sobre a problemática socioambiental e novas maneiras de se relacionar com o meio ambiente, o consumo, as pessoas e o mundo. “Percebemos que foi possível despertar nos participantes a percepção de que todas as nossas ações deixam marcas e que somos responsáveis por essas atitudes”, comenta a supervisora do setor de Educação e Cultura, Maria Gloss. No dia 9, às 9h30, será realizada uma oficina extra com pacientes do Hospital Pequeno Príncipe, na própria unidade hospitalar, para que a imprensa possa conhecer o trabalho realizado.
Durante as atividades, pacientes e familiares também puderam ter contato com diferentes movimentos artísticos, com destaque principalmente para artistas brasileiros como: Arthur Bispo do Rosário, o profeta Gentileza, Vik Muniz, Tarsila do Amaral, Cícero Dias, entre outros. “Foi muito bom participar, pois descobrimos coisas que não conhecíamos, conversamos sobre assuntos legais e fizemos muitos desenhos educativos”, declara Isadora Pedroso Bertolin, de 8 anos, que mora em Rio Branco do Sul - PR.

Hospital Pequeno Príncipe
Com 390 leitos, sendo 62 de UTI, o hospital realiza aproximadamente 346 mil atendimentos ambulatoriais, 25 mil internações, 566 mil exames e 17 mil cirurgias ao ano. Cerca de 70% de sua capacidade de atendimento é destinada aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Essas crianças e adolescentes brasileiros recebem, gratuitamente, desde consultas ambulatoriais até tratamentos complexos, tais como transplantes de rim, fígado, coração e ossos, tratamento oncológico, ortopédico e cardíaco. O Hospital Pequeno Príncipe é o maior hospital de média e alta complexidade exclusivamente pediátrico do País.

Serviço:
Abertura da exposição Arte & Consumo
Data: 9 de fevereiro
Horário: 19h
Local: Memorial de Curitiba
Endereço: Rua Claudino dos Santos, 79 – Centro – Curitiba/PR
O lançamento da exposição vai contar com a participação de crianças e adolescentes autores das obras.

Nenhum comentário: