sábado, 19 de março de 2011

CENTRO CULTURAL SISTEMA FIEP ABRE EXPOSIÇÃO AO PÚBLICO

Localizado na sede da Fiep, o novo espaço foi inaugurado quinta-feira, pelo presidente da entidade, Rodrigo Rocha Loures, com a presença de artistas e lideranças do setor industrial 
Foto da Divulgação/ Comunicação Social da Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná - FIEP

O Centro Cultural Sistema Fiep está aberto ao público com a exposição de obras da artista Vera Lília e de artistas clássicos do Paraná. Inaugurado na noite de quinta-feira (17) o novo espaço fica na sede da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, na avenida Cândido de Abreu, 200, em Curitiba. A exposição “Uma Homenagem à Arte Paranaense” fica até 21 de maio, aberta de quarta-feira a domingo, das 10 horas às 20 horas.
A inauguração foi feita pelo presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, com a presença do vice-presidente da Fiep, Edson Luiz Campagnolo; do secretário estadual da Cultura, Paulino Viapiana, da presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Maria Christina de Andrade Vieira, artistas, empresários, e dirigentes de sindicatos empresariais.
Rocha Loures falou sobre Antonio Mariano de Lima, artista português do século IXI, que criou a Escola de Bellas Artes e Indústrias do Paraná e foi escolhido como patrono do Centro Cultural.
Segundo Rocha Loures, o Centro Cultural Sistema Fiep é uma homenagem a todos os produtores culturais e artistas do Paraná. O descerramento da placa inaugural foi feito pelo empresário Mário de Mari, que presidiu a Fiep na década de 1950.
Nessa primeira exposição, a escultora Vera Lilia mostra a arte paranaense contemporânea, com trabalho que valoriza os Pinheiros do Paraná. Suas esculturas exploram três elementos: resina de poliéster, cerâmica e bronze. Na relação de artistas clássicos do Paraná que compõem a exposição estão Alfredo Andersen, Arthur Nísio, Erbo Stenzel, Estanislau Trape, Frederico Lange de Morretes, Guido Viaro, João Turin, João Zaco Paraná, Leonor Lea Botteri Genehr, Oswald Lopes, Theodoro de Bona e Waldemar Curt Freysleben.
Paulino Viapiana ressaltou a importância do Centro Cultural e da iniciativa do Sistema Fiep, de investir em cultura. “Ampliar espaços de difusão da arte e da cultura é uma prioridade no governo do Estado”, afirmou.
A presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Maria Christina de Andrade Vieira salientou a importância do Centro Cultural Sistema Fiep para ampliar a programação cultural da cidade e considerou que o espaço é um presente à cidade e seus habitantes, uma vez que a inauguração ocorre no mês de aniversário de Curitiba. Maria Christina também propôs convidou que o Centro Cultural Sistema Fiep fizesse parte do projeto Curitiba(nós), que incentiva os moradores da cidade a compartilharem suas experiências sobre como é viver na capital do Paraná.
Mais informação sobre a exposição “Uma Homenagem à Arte Paranaense” no site: www.sesipr.org.br/sesicultural/centrocultural.

Nenhum comentário: