quinta-feira, 31 de março de 2011

Memória indígena em Castro é resgatada através de exposição cultural

A Prefeitura de Castro, através da Secretaria Municipal de Esporte e Cultura, em conjunto com o Instituto para o Resgate Crítico da Memória Indígena (C.R.I.M.I), convidam para a exposição “MEMÓRIA INDÍGENA EM CASTRO”, a realizar-se na Casa da Praça no período de 2 de abril a 1ºde maio de 2011.
A exposição “MEMÓRIA INDÍGENA EM CASTRO” tem cunho didático e objetiva levar ao conhecimento, da comunidade castrense e da região, as memórias indígenas – regional e nacional. Ocorre anualmente no mês de abril e consta, nos registros da Casa da Praça, a visitação média de 2.042 pessoas por exposição.
Em 2011, a 6ª. edição da exposição “MEMÓRIA INDÍGENA EM CASTRO”conta com a colaboração de membros do C.R.I.M.I, de artistas locais, do Museu do Tropeiro, do Museu Campos Gerais – da UEPG- empréstimo de peças do seu acervo (tanga, tipiti, cocar, entre outros) e da artista plástica Nicole Gulin que apresentará a série “A Força & Delicadeza das Índias Brasileiras” onde a expressão do cotidiano - seus nuances, habilidades e proteção da prole- estão presentes nas suas assembleges (técnica que reúne desenho, pintura e colagem). Comenta a artista: “Embasei os estudos e inspirações desta série em imagens do Xingu e cenas da vida indígena. Desta forma, completei ainda mais o meu universo da transpiração feminina, marcante, sensual e delicada: catalisadores da alma de mulher”. 
 Obra "Cuidados Extras" de Nicole Gulin poderá ser vista durante a mostra

Além das novas peças museológicas e da força das pinturas, a exposição conta também com a apresentação de protótipos de casas indígenas típicas de diferentes etnias, peças de sítios arqueológicos – lítico e cerâmico- tecelagem indígena – cestos, arcos, flechas, adornos etc.

Serviço:
Casa da Praça
Praça Sant’Ana do Iapó, 10 – centro
CEP 84165-490 Castro/PR
Contato: (42)39062128
Visitação: terça a domingo – das 09h às 11h30 / das 13h30 às 17h

Nenhum comentário: