terça-feira, 11 de outubro de 2011

A fotógrafa Fernanda Castro apresenta seu trabalho na Galeria Ondas do Yapó

Clique sobre a imagem para a ver em maior tamanho.
Fernanda Castro registrou, em várias ocasiões, a manifestação popular que acontece no Sítio dos Pretos, na região dos Campos Gerais, em comemoração ao Dia de São Sebastião, a cada dia 20 de janeiro.
O resultado de seu trabalho compõe a exposição "Festa de São Sebastião", cuja abertura acontece no próximo dia 13 de outubro, na Galeria Ondas do Yapó, no Teatro Bento Mossurunga, em Castro, Paraná.
A fotógrafa expõe em Castro por ter sido uma das escolhidas no processo seletivo publicado no Edital do Município, com curadoria da Secretaria de Esporte e Cultura.
Como a artista não estará presente na abertura, Karina Marques Canha, do Departamento de Incentivo às Artes Plásticas da Secretaria de Esporte e Cultura e também Diretora Cultural da Yapó Arte, gravou uma entrevista esclarecedora. A edição do vídeo ficou por conta de Fabiana Guedes, Presidente da Yapó Arte.
Confira:


Sobre a Festa de São Sebastião:
Na comunidade do Sítio dos Pretos, entre Jaguariaíva e Arapoti, em todo 20 de janeiro de cada ano, os dias nascem coloridos e especiais. A reverência está no ar, na natureza, no coração das pessoas.
Nesta data comemora-se o dia de São Sebastião, que foi açoitado até a morte a mando do imperador romano Diocleciano, em 20 de janeiro de 288, por manifestar sua fé cristã e seu humanismo.
Por essa mesma fé, recebera duro castigo anterior – amarrado a uma árvore, fora alvejado por flechas lançadas pelos soldados, mas sobreviveu. O martírio ganhou forma na iconografia, transformando-se na imagem reproduzida através dos séculos.
É o santo protetor da pequena população do Sítio dos Pretos.
Os devotos habitantes do local desenham o sacrifício do mártir.
A pintura é levada à procissão pelos fieis que também carregam imagens de outros santos. Mais tarde os desenhos de São Sebastião são pregados em toscos mastros para enfeitar o lugar.
Quando acontece de 20 de janeiro cair num fim de semana, é comum o comparecimento daqueles que se mudaram para cidades distantes ou próximas. Eles voltam movidos pela fé e alegria do reencontro com seus parentes.
A festa celebrando um dia de luto, ocorrido séculos e séculos atrás, surge como um contraponto na vida – a morte silenciou a voz de um santo, mas não conseguiu cobri-lo de esquecimento.
São Sebastião mantém-se como exemplo de piedade e fé na pequena localidade de Sítio dos Pretos.
(Zeca Leite)

Nenhum comentário: