quinta-feira, 19 de julho de 2012

Dorothea Wiedemann no Museu Oscar Niemeyer

Exposição que tem abertura neste sábado, 21, conta com o apoio da Yapó Arte - Associação dos Artistas Plásticos de Castro

Clique sobre a imagem para a ver em maior tamanho

O Museu Oscar Niemeyer (MON) inaugura neste sábado, 21 de julho, às 11h da manhã, a exposição  “Dorothea Wiedemann, aqui ou em qualquer lugar”. São 51 trabalhos da artista alemã com raízes em Castro,  Dorothea Wiedemann, que viajou pelo mundo em busca de sua matéria-prima essencial: a natureza. Dorothea construiu uma obra baseada em sua percepção e curiosidade de todos os lugares do mundo que morou e visitou. Além disso, sua história de vida permeia toda a sua escolha de materiais, técnicas e estudos que fazem seu trabalho ter um cunho marcante e de grande sensibilidade.
Utilizou a xilogravura na maioria dos seus trabalhos e elegeu esta técnica para aprimorar-se. Acreditava que a madeira poderia ser trabalhada de maneira única, que cada uma tinha uma característica, uma personalidade. “Xilogravuras podem ser feitas em qualquer lugar”, dizia a artista. A catalogação do seu trabalho abrange 353 obras que pertencem ao acervo da Casa da Cultura Emília Erichsen, em Castro. A curadoria é de Simone Landal, Christiani Vieira Strickert, Ilsemarie Hampf, Karina Marques e Ronie Cardoso Filho, reúne 51 obras, que estarão expostas na Galeria Niemeyer.
A exposição acontece graças à ‘ponte’ realizada pelo Departamento de Incentivo às Artes Plásticas – na ocasião, sob orientação de Karina Marques Canha, da Secretaria de Esporte e Cultura de Castro que apresentou o trabalho e currículo da artista, que esteve à frente de seu tempo, à equipe do MON.
A Yapó Arte – Associação dos Artistas Plásticos de Castro é apoiadora da mostra, tendo em vista o envolvimento de seus associados Christiani Vieira Strickert, Ilsemarie Hampf, Karina Marques e Ronie Cardoso Filho. Christiani e Ilsemarie, inclusive, são estudiosas da vida e obra da artista, tendo-a como tema de trabalho de monografia no Curso de Pós Graduação em Poéticas Contemporâneas no Estudo da Arte, da Universidade Tuiuti do Paraná, sob a orientação de Simone Landal. Destaque-se também o papel de  Ronie Cardoso Filho, tutor do acervo da artista em virtude de sua grande amizade com ela.
A abertura tem entrada franca e os castrenses que quiserem acompanhar, podem se cadastrar junto à Secretaria de Esporte e Cultura para passeio à Curitiba no próprio sábado, com saída a partir das 7h30. Os telefones de contato são 3906 2270 e 3906 2251 e reservas devem ser realizadas com Caroline Hampf. As vagas são limitadas.
A mostra poderá ser visitada pelo público até 28 de outubro.

Montagem da exposição no MON. Foto de Maita Franco.


Nenhum comentário: