terça-feira, 10 de julho de 2012

Adeus à Hilda Koller


Morre a autora do Hino de Castro e de diversas obras literárias
Hilda Koller

O prefeito Moacyr Fadel Júnior decretou, com pesar, três dias de luto oficial em homenagem a castrense Hilda Koller, compositora do Hino de Castro, que faleceu na noite de segunda-feira (9), proveniente de uma parada respiratória, no Hospital Anna Fiorillo Menarim.
Nascida em 7 de fevereiro de 1938, Hilda publicou diversos livros, como: No Jardim da Alma - Sonetos (1966); Pétalas Intelectuais - trovas e sonetos (1967); Suspiros Poéticos - poesias (1969); Sonhos de Primavera - sonetos (1974); Diário de um Gato - prosa (1980); Manhãs de Sol - trovas (1983); Rosas e Beija-Flores - trovas (1997); Luares de Outono - poesia e prosa (1998); Cem Anos de História na Graça de Deus - pesquisa (1999); Castro Século XX - antologia (2000); O Menino Malvado - infanto-juvenil (2003) e Portais do Infinito - pesquisa espírita (2005).
Na obra "Castro Século XX - antologia" a escritora homenageia todos os castrenses que até então - no caso o ano 2000 -  tinham seus próprios livros publicados.
Hilda teve poesias publicadas em diversas antologias nacionais e figura em duas antologias internacionais que congregam poetas de todo mundo, editadas nos Estados Unidos pela Internacional Writers Association (IWA). Possui 50 diplomas de academias literárias, sendo 22 de academias internacionais da América Latina, Estados Unidos e Europa.
Recebeu dois convites para participar de congressos mundiais de poesia, no México em 1999 e na Grécia em 2000. Seu nome se eterniza na Enciclopédia da Literatura Brasileira, de Afrânio Coutinho, 1999. Em 2002, realizou o primeiro concurso de trovas de Castro, em três níveis: municipal, estadual e nacional. Os temas foram: rosa, sol e liberdade. Recebeu o título de cidadã benemérita de Castro, através da Lei 1.590/2007 de 15/06/2007.

A Associação dos Artistas Plásticos de Castro - Yapó Arte, lamenta profundamente a passagem da grande escritora e estima votos de força e coragem aos familiares e herdeiros de seu legado.

Hino de Castro

De pequena freguesia
e pousada de tropeiros
se elevou a vila um dia
pelos bravos pioneiros.


Já cidade em belo trilho
no mérito das conquistas
exaltou com grande brilho
a alma dos seus artistas.


Castro, cidade alegria
orgulho e prazer nos dá
Castro, cidade poesia
jardim do meu Paraná.


Engastada em verde mata
e traçada em linhas retas
quando em flores se desata
como inspira seus poetas.


Tem recanto de turismo,
tem belezas naturais,
tem poesia e tem lirismo
e tem lindos pinheirais.


Nenhum comentário: