terça-feira, 19 de julho de 2011

Em Castro: exposição "PARANÁ BERÇO DAS ETNIAS"


Pinturas em estilo Näife de Eloir Jr. compõe a mostra "Paraná - Berço das Etnias" que estará aberta ao público castrense no próximo dia 21 de julho, na Galeria Ondas do Yapó (Teatro Bento Mossurunga).
A Galeria Ondas do Yapó abre em 21 de julho, a mostra “Paraná - Berço das Etnias” de Eloir Jr., que apresenta pinturas  alegres, coloridas e que resgatam as nossas memórias culturais trazidas pelos diversos povos”.
Inspirando-se nos folclores polonês, ucraniano, português, italiano entre outros, o artista consegue demonstrar a convivência harmoniosa das etnias que fazem parte de nossa terra, a terra de todas as gentes. Em seu percurso artístico, Eloir Jr. se identificou com a linguagem Näife, que traduz a pura expressão ingênua da cultura, hábitos e costumes que as diversas etnias trouxeram para o Estado do Paraná, em harmonia com nossos ícones paranistas, como: a gralha azul, os pinheiros araucárias e seus pinhões. Há 18 anos, Eloir é estudioso das etnias européias que imigraram e colonizaram o Estado do Paraná, região sul do Brasil, com enfoque principal na cultura eslava da Polônia e Ucrânia, onde não só expressa a pintura sobre a tela, como também o artesanato cultural destes países.

Contato com o Artista:
Eloir Jr. - (041)30266271 ou (041) 84293278
eloirjrart@gmail.com
www.eloirjr.blogspot.com

Nenhum comentário: